Fenae envia ofício à Funcef para cobrar deflação no CredPlan

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) enviou hoje (14/5) um ofício à Funcef reivindicando que seja aplicada ao CredPlan no mês de junho a variação negativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) verificada em abril de 2020. O objetivo da solicitação é que haja redução no saldo devedor de empréstimos realizados pelos participantes.


O saldo devedor do Credplan Variável é atualizado pela correção monetária calculada pelo INPC que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi negativo em 0,23%. No período de doze meses encerrado em abril de 2020, o acumulado foi de 2,46% ante 3,31% dos doze meses imediatamente anteriores.


A expectativa é de que o processo continue nos próximos meses, dado que o indicador oficial de inflação no país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação de preços, foi de menos 0,31% na comparação a março e na comparação dos últimos 12 meses, de maio de 2019 a abril de 2020, acumulou 2,4% inferior aos 3,4% dos 12 meses anteriores e a queda da atividade econômica, de emprego e renda não serão resolvidas em curto prazo.

Veja o ofício na íntegra aqui



Fonte: FENAE

Link para a matéria:
https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/noticias/fenae-envia-oficio-a-funcef-para-cobrar-deflacao-no-credplan.htm