43º Simpósio FENACEF reúne bandeiras em prol dos aposentados e pensionistas CAIXA no Brasil

O simbolismo da bandeira está tendo um significado mais amplo no Simpósio FENACEF 2023. Além da representatividade brasileira, dos estados e da própria FENACEF, outras bandeiras foram evidenciadas no 43º simpósio da categoria.  

A defesa por um Saúde Caixa mais humano e justo foi a primeira delas. Antes do tradicional desfile dos porta-bandeiras de cada delegação, 1.200 braços se ergueram para clamar por equilíbrio entre o propósito de proteger vidas e os objetivos econômicos do Saúde Caixa, considerado pelos aposentados muito mais do que um plano de saúde.

Com frases de efeito impressas em cartazes como “não à cobrança por faixa etária” e “por mais comprometimento e dedicação aos aposentados”, os mais de 600 participantes do evento se uniram ao movimento nacional em defesa do Saúde Caixa, realizado em todo o Brasil no dia 17 de outubro.

Para Edgard Lima, presidente da FENACEF, o ato tem como base a essência do plano e de seus participantes. “Somos a categoria que mais sofrerá com potenciais variações no modelo do Saúde Caixa. Não podemos permitir que ele migre para um formato que retire subsídios e cobre de acordo com a idade das pessoas. Somos convictos de que, além de ser um plano diferente dos demais, o Saúde CAIXA tem como participantes pessoas que ajudaram em sua criação e que nutriram seu desenvolvimento desde o início”, enfatizou o dirigente.

A bandeira do reconhecimento também se fez presente. Dora Helena, presidente da AGEA e anfitriã do evento, reconheceu a importância de todos os participantes e abriu uma série de homenagens a personalidades marcantes na história da Caixa Econômica, como a Sra. Beatriz Francisca Borba Gonzaga, também conhecida como Dona Beatriz das Consignações, falecida em 2021. Em fala emocionada, a filha, Heloisa Helena de Borba Gonzaga, detalhou quanto sua mãe foi importante na vida de todas as pessoas que a conheceram e repetiu uma frase que mais representava o seu caráter: “A gratidão é a memória do coração”.

Ainda foram homenageados o presidente de honra do Simpósio FENACEF 2023, sr. Antoci Neto de Almeida, ex-presidente da AGEA, e Antônio Carlos Mariani Mansur, ex-diretor eleito da FUNCEF e também ex-presidente da AGEA, falecido em maio de 2022.

Em sequência às homenagens, a palavra foi passada aos membros da mesa de abertura como Francisco Antônio Padilha Barreto, presidente da AMBEP; Ivan Gonçalves Theisen, presidente da ANIPA; e os representantes da FENAG, Fernando Rodrigues de Almeida, da  FENAE, Rita de Cassio Santos Lima, da FUNCEF, Rogério Antônio Vida Gomes, e da CAIXA, Núbia Moreira Rangel. 

Por fim, a abertura do evento foi concluída por Edgard Lima, com a realização de uma retrospectiva de sua gestão na FENACEF e destaque para o propósito do Simpósio. “O simpósio veio para firmar convicção, para trocarmos informações e ideias. Fizemos aqui um movimento maravilhoso em prol do Saúde Caixa. Isso chama-se estratégia de conhecimento, para que possamos eclodir qualquer movimento que o aposentado precise. Queria deixar isso aqui muito bem dito, ao final de nosso trabalho, pois foi um excelente combate, e temos certeza absoluta que a FENACEF vai continuar firme e forte a exercer o direito que ela tem de ser a representante de cada um de vocês”, declarou Edgard, antes de declarar aberto o Simpósio 2023.




Fonte: 

https://www.fenacef.org.br/2023/10/17/simposio-fenacef-reune-bandeiras-em-prol-dos-aposentados-e-pensionistas-caixa-no-brasil/